OPINIÃO – Aulas presenciais devem ser retomadas com a máxima urgência

Não podemos ser levianos ao ponto de defender a manutenção do fechamento dos estabelecimentos de ensino enquanto todas as demais atividades foram retomadas.

0

Estamos em fevereiro de 2021 e ainda não há nenhuma definição sobre o retorno das aulas presenciais nos estabelecimentos de ensino de Cabo Frio. Sabemos bem que o tema é polêmico e demanda muita discussão entre Governo, profissionais da Educação e representantes de escolas públicas e privadas do município.

No entanto, em nosso entendimento, é totalmente inapropriado não se discutir o retorno presencial das aulas, principalmente porque quase todas as demais atividades foram retomadas. É cruel sacrificar, em vão, a qualidade do ensino prestado aos nossos alunos, haja vista a notória ineficiência do ensino à distância.

Se as crianças e adolescentes podem estar nas praças, nas praias, nos transportes públicos, passeando no shopping e realizando todos os seus afazeres normalmente, por que comprometer o mais importante deles (o estudo)? Por acaso o vírus da COVID-19 é transmitido apenas nas salas de aula? A quem interessa a formação de uma geração de alienados e sem conhecimento?

A pandemia não acabou e sabemos bem disso. Todavia, o que não se pode admitir é a hipocrisia de defender o fechamento das escolas enquanto a grande maioria da população está vivendo como se nada estivesse acontecendo. São dois pesos e duas medidas. Por isso defendemos um retorno seguro, com respeito a todos os protocolos de prevenção.

Que prevaleça o bom senso e que se faça justiça. Retorno das aulas presenciais já!

 

 

Leave A Reply

Your email address will not be published.