CANAL AMBIENTAL: “Uma nova realidade” – por Jailton Dias

Confira o artigo da coluna 'Canal Ambiental' de hoje (15)

Olá amigos, hoje faremos um breve questionamento sobre o que falta para todos nós entendemos que a situação do Planeta é OUTRA.

Nunca as águas dos oceanos estiveram tão aquecidas, e como consequência uma grande quantidade de evaporação e mudanças drásticas de intensidades e localidades das chuvas!

INFELIZMENTE, a realidade é essa! Aquecimento Global oriunda também de desmatamentos e emissões dos gases estufa!

Existe uma NOVA REALIDADE que deve ser encarada com responsabilidade pela sociedade e por todos os políticos!

“Ajudinha” ou “olhos que nada enxergam” em relação a ocupação irregular (principalmente em morros, encostas, APPs e margens de rios e lagoas) NÃO cabe mais nos dias atuais.
Vejam as mortes por desabamento de terra, observem as calamidades, observem tudo que é disponibilizado e gasto pós desastres. Todo este recurso deveria ser aplicado nas ações preventivas e em programas de moradias sadias, por certo, MUITO dinheiro deveria ser economizado.

Toda esta água que causou as enchentes se misturam ao esgoto, lavam as sujeiras das ruas e TUDO vai parar nos rios, lagoas e mares.
Com o retorno do sol acontece a EUTROFIZAÇÃO, isto é, o enriquecimento destes corpos d água com microrganismos como as cianobactérias. Diante deste quadro, as águas se tornam impróprias para banho e todo o sistema de captação de água para abastecimento fica comprometido tanto pelo sistema que fica numa pressão em suas redes quanto pelo dinheiro gasto em tratar estas águas.

E as doenças relacionadas às enchentes? Mais gastos públicos e pessoas com doenças graves.

Diante destes quadros e outros tantos não citados, as cidades precisam estar adaptadas ao Novo Momento do Planeta, já que muito pouco foi feito em prol das políticas públicas internacionais para se atenuar os efeitos do Aquecimento Global.
É preciso investimento em órgãos especializados e com ESPECIALISTAS em diferentes áreas de planejamento urbano, meio ambiente, engenharia, saneamento, defesa civil e tantas outras especialidades que cada local e cidade exige por suas peculiaridades.

*Jailton Dias Nogueira Junior é biólogo, radialista, ex-secretário de Meio Ambiente de Cabo Frio e escreve ao Blog Davi Matos às segundas-feiras

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.