CANAL AMBIENTAL: “As mídias sociais e o Meio Ambiente” – por Jailton Dias

Confira o artigo de estreia da Coluna 'Canal Ambiental', com o ambientalista e radialista Jailton Dias

Olá, nosso primeiro artigo da Coluna ‘Canal Ambiental’ vem justamente propor a reflexão sobre a relação da nossa escrita com a nossa atitude! Vamos sair da nossa “bolha”? Existem Blogs, Facebook, como tantas outras mídias hoje nos possibilitam escrever, cobrar, conscientizar, avisar e/ou pedir sobre as mais variadas situações de nossa sociedade, como por exemplo o Meio Ambiente. Que bom que estas mídias conseguem levar para o mundo o que externamos na nossa mente, bairro ou cidade. Que bom que podemos ser ouvidos. No entanto, na minha opinião, embora tenha facilitado sermos ouvidos, isso afrouxou as atitudes ou ações efetivas “nas ruas” em busca de soluções.

Qualquer um a qualquer momento pode cobrar, mas e em relação a agir? A escrita tira alguma de nossas responsabilidade de fazer? Passamos por sérios problemas socioambientais que acarretam ainda mais na busca de atitudes para solução. A pobreza, o aumento populacional e o crescimento desordenado são entraves para nossa cobrança por atitudes sobre conscientização. O ganho do pão a cada dia, as invasões de terra com desmatamentos são exemplos do que chamamos de “primeiro tenho que viver, depois penso em cuidar da natureza”.

Não temos investimentos suficientes na Educação, o que potencializa cada vez mais este desequilíbrio em relação ao Meio Ambiente. No entanto amigos, a BASE de nossa existência está inserida no simples: MANTER A NATUREZA VIVA, pois dela retiramos a nossa existência. Hoje, vou pedir e até cobrar refletindo com vocês: O que cada um dos “habitantes” das mídias sociais está fazendo? Qual é a sua parte de contribuição fora das mídias? Efetivamente/Atitude ou somente na teórica? Uma pequena ilustração: Levamos o lixo para lixeira mais próxima?

Hoje a facilidade de publicar ou reclamar diante das mídias esta obscurecendo a vontade de cada um sair de traz do computador para fazer. Estamos passando por mais um conflito, onde a facilidade de reivindicação nos deixa acomodado de cobrar e não fazer nós mesmos.

Bem amigos, hoje nossa coluna foi de perguntas. Espero que me ajudem a responder estas perguntas como tantas outras. Espero que possamos juntos modificar este futuro, que esta tão incerto, para as questões ambientais. Um grande abraço e fiquem com Deus, Paz e Bem!

 

*Jailton Dias foi secretário de Meio Ambiente de Cabo Frio, é ambientalista, apresentador do programa de Rádio ‘Canal Ambiental’ e escreve para o Blog Davi Matos às segundas-feiras.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.