Conheça os postulantes a Prefeitura de Cabo Frio para as eleições municipais de 2020

Com o término das eleições gerais, o foco agora é o pleito municipal. Cabo Frio já tem pelo menos 5 nomes que ensaiam uma candidatura pela Prefeitura.

A eleição municipal de 2020 já domina as rodas de conversa e os bastidores da Política cabofriense. Apesar do pleito só acontecer daqui a 2 anos, são cada vez mais enérgicas as articulações entre os principais caciques da cidade. Cabo Frio tem pelo menos 5 nomes que ensaiam candidatura pela Prefeitura: o atual prefeito Dr. Adriano (REDE), o vereador Jefferson Vidal (PSC), a ex-secretária da Melhor Idade Cristiane Fernandes (que obteve a quarta melhor votação na eleição suplementar), o presidente da Câmara Municipal, Aquiles Barreto (que, ao que tudo indica, deve ser o candidato do ex-prefeito cassado Marquinho Mendes) e o vereador Rafael Peçanha (PDT).

A seguir, faremos comentários a respeito de cada um deles. E, conforme outros nomes sejam especulados, atualizaremos a matéria seguindo a mesma linha.

RAFAEL PEÇANHA (PDT)

O pedetista, segundo informações extraoficiais, enfrenta forte resistência dentro do seu partido, que deseja abdicar da candidatura própria no próximo pleito e integrar oficialmente a base do governo Adriano na Câmara. Peçanha, segundo dizem, deve mudar de partido para participar da disputa pela Prefeitura ou desistir e buscar a reeleição no Legislativo. De todo modo, ficando ou não no PDT e sendo ou não candidato a Prefeito, o edil segue como oposição a atual gestão – oposição esta, aliás, muito bem construída e solidificada, digna de nossos aplausos.


JEFFERSON VIDAL (PSC)

Jefferson Vidal (PSC), por sua vez, está no seu segundo mandato legislativo e está decidido a arriscar a cadeira para concorrer a Prefeito – ele tem conversado com os demais pré-candidatos e lideranças da cidade, buscando angariar apoio. Uma coisa não se pode negar, ele tem foco e trabalha muito para conseguir o que quer. Todavia, há quem diga que a pré-candidatura do edil é apenas mera chantagem para conseguir espaço no governo de Dr. Adriano (REDE). O tempo dirá.

AQUILES BARRETO (PRB)

O atual presidente da Câmara de Vereadores de Cabo Frio não descarta uma candidatura a Prefeito nas eleições municipais de 2020. Aquiles Barreto deve ser o nome apoiado pelo ex-prefeito cassado Marquinho Mendes (MDB). Ainda que não seja, dizem os observadores, o jovem político deverá insistir na candidatura à sucessão de Adriano Moreno.

DR. ADRIANO (REDE)

Eleito na eleição suplementar do dia 24 de junho para um mandato tampão de dois anos, após a cassação do ex-prefeito Marquinho Mendes (MDB), o atual chefe do Poder Executivo de Cabo Frio, Dr. Adriano Moreno (REDE), deve buscar a reeleição. Todavia, o prefeito está enfraquecido pelos desgastes que vem sofrendo em seu governo. O maior deles foi virar as costas para o seu próprio grupo, que suou a camisa, trabalhando de sol a sol para elegê-lo. Aqueles que acreditaram em Dr. Adriano estão decepcionados. Por isso, experientes observadores da Política local acreditam que Adriano terá sepultada sua vida pública prematuramente, não conseguindo se reeleger nas próximas eleições. Será?

CRISTIANE FERNANDES (PSDB)

A ex-secretária da Melhor Idade de Cabo Frio, Cristiane Fernandes (PSDB), foi candidata a vice-prefeita nas eleições de 2016 na chapa com Dr. Adriano (REDE). A aliança entre a esposa de Emanoel Fernandes e o médico ortopedista durou até a eleição suplementar, quando Cristiane Fernandes seria novamente companheira de chapa de Dr. Adriano, mas ele deu um duro golpe na gerontóloga e a retirou do posto, desonrando uma palavra firmada. Magoada por ter sido preterida, Cristiane lançou candidatura a Prefeita em cima da hora, sendo a única mulher no pleito extemporâneo e, aliás, a única com formação em gestão pública. Apesar das dificuldades de organizar uma campanha em tão pouco tempo e das perseguições judiciais e dos ataques políticos que sofreu, Cristiane Fernandes chegou a ser a quarta mais votada. Para 2020, ela aposta em uma nova candidatura, desta vez com muito mais tempo para organização, formação de alianças e, principalmente, para se projetar politicamente.

*Conforme outros nomes forem surgindo, atualizaremos a matéria, fazendo a análise de cada um deles. 

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.